
Economia na Reforma: Estratégias Inteligentes para Reduzir Custos
Antes de sair quebrando paredes ou comprando materiais, a regra número 1 é planejar. Assim, dá para economizar e ter controle total sobre o orçamento.
Sem um planejamento cuidadoso, reformar um imóvel pode trazer aborrecimentos financeiros. É fundamental ter controle sobre os preços dos materiais de construção e dos custos de mão de obra para evitar surpresas negativas.
O primeiro passo é fazer um orçamento detalhado, ou seja, defina quanto pode gastar e divida o processo por categorias (materiais, mão de obra, acabamentos, etc.). Faça também uma linha de prioridades – se faltar dinheiro, você já sabe o que pode ser adiado sem prejudicar a estrutura da obra.
Um fundo reserva também é recomendado. Afinal, sempre ocorrem imprevistos. Reserve pelo menos 10% do orçamento total para emergências e evite dores de cabeça. Pense nisso!
Preparando a reforma da sua casa ou apartamento? Antes de seguir com a leitura, veja tudo o que o Balaroti oferece em materiais de construção. Aqui, você encontra os melhores produtos e os preços mais vantajosos do mercado. Planeje desde já!
Leia também: Materiais elétricos essenciais para sua reforma
Orientações para começar a organizar o planejamento da sua reforma
- Avalie preços em diferentes estabelecimentos: o mesmo revestimento, por exemplo, pode ter uma diferença de preço enorme nas mais diferentes lojas do setor de materiais de construção. Procure, compare e negocie – afinal, pechinchar é uma característica forte do brasileiro.
- Não perca promoções: muitas lojas fazem descontos promocionais, principalmente em datas como Black Friday e ou até mesmo queima de estoque de fim de ano.
- Compre à vista e peça um desconto: vários fornecedores oferecem preços atraentes para pagamentos à vista ou compras em grandes quantidades.
Dica de milhões!
Se não sabe por onde começar, pesquise planilhas prontas para orçamento de reforma. Existem várias opções gratuitas e disponíveis on-line.